quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Tipos de evidências que constituem “conteúdo” do portfólio

Tipos de evidências que constituem “conteúdo” do portfólio
(a partir de Collins, 1991)

Os artefatos são documentos produzidos durante o trabalho do curso e vão desde as atividades de sala de aula até os distintos trabalhos realizados por iniciativa própria ou por sugestão do docente. Também podem ser incluídas aquelas evidências que fazem parte de outra disciplina, se se considerar que tiveram um papel relevante no processo de aprendizagem e compreensão do tema do portfólio.
As reproduções são documentos que constituem exemplos do trabalho na disciplina, série ou programa, mas que incluem acontecimentos que normalmente não se recolhem em sala de aula, por exemplo, a gravação de uma conversa com um especialista ou alguém diretamente implicado no tema do trabalho, as anotações de uma visita a uma exposição, a gravação de um documento audiovisual que tenha significado uma ajuda para a compreensão do tema ou problema, a impressão de uma página de Internet em que se tenha encontrado informação relevante, a correspondência mantida em torno do tema via correio eletrônico, etc.
Os atestados são documentos sobre o trabalho do aluno preparados por outras pessoas. Por exemplo: comentários realizados pelo docente, por outros professores, ou por pessoas envolvidas no processo formativo dos estudantes, sempre e quando esses os considerarem valiosos.
As produções são documentos especificamente preparados para dar forma e sentido ao portfólio e incluem três tipos de materiais: explicação de metas, reflexões e cabeçalho ou títulos.

(...) a explicação de metas deve ser realizada no início do curso. Isso não significa que deva ser algo estático e imóvel. Pelo contrário, podem ser revisadas no processo de ensino e aprendizagem e modificadas convenientemente, sempre com a apresentação das argumentações necessárias. Sua principal função é possibilitar ao estudante exemplificar, de maneira pessoal, o propósito específico do portfólio que vai realizar e servir de quadro de referência e dotação de sentido para as atividades que realizar.
As reflexões acontecem enquanto se elabora, organiza-se ou se revisa o portfólio, e apresentam-se as estratégias de diálogo com a informação que o estudante utiliza.
As anotações são pequenos informes que acompanham cada documento, descrevem o que é, por que é uma evidência, e de que é evidência.

O continente
Ainda que a expressão não seja muito feliz, reflete a sua finalidade. Uma vez selecionadas e argumentadas cada uma das evidências que mostram seu processo de aprendizagem e incorporam a reflexão sobre sua trajetória, o estudante deverá pensar num “lugar” onde colocar o material para que possa ser compartilhado com os outros e receber a avaliação do docente (ou do grupo). Esse continente pode adquirir diferentes modalidades. Desde uma “caixa” em que se colocam todas as evidências, um classificador de documentos, um cartaz em que se apresente sua trajetória ao longo do curso ou período letivo e o lugar de cada documento, etc.Nos últimos anos, a proliferação de e generalização das tecnologias da informação e da comunicação levou à exploração de novas formas de recolher, organizar e recuperar o conteúdo dos portfólios dos alunos.