quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Quem Quer Brincar

O Prazer de Brincar


E quando isto é o trabalho de cada um...


Visitando virtualmente a Universidade, em específico os projetos e locais que nos proporcionam o ato de brincar como a brinquedodetca, lembrei do dia da festa dos bixos no meio do ano de 2007 e do fascínio que tivemos ao entrar em contato com diverso jogos e brinquedos do acer. lembro de jogarmos o jogo "Senha", o qual não via há mais de 25 anos. E isso me resgatou o gosto de brincar e o de sonhar, pois quando estamos em sintonia com o lúdico, a espontaneidade é latente e a liberdade exercída. Brincamos e esse é o nosso trabalho, principalmente quando somos crianças.


E relembrando as atividades realizadas com os alunos durante o ano. Dois momentos resgato para socializar a evidência do prazer quando se brinca:


Primeiro -



A montagem do espetáculo Disputa de Bruxos, com uma turma de alunos de 5ª e 6ª série, os quais já estão mais resistentes em expor-se quando brincam. Porém o uso de papel picado e farinha, foi o suficiente para que o efeito de bruxaria aparecesse no palco para a platéia. E a satisfação dos alunos ao realizar a cena, que era o seu trabalho e ao mesmo tempo uma grande brincadeire estava estampado em seus olhos...








Espetáculo Disputa de Bruxos - EMEF 29 de Setembro-Dois Irmãos - Direção Marcelo Schneider

Segundo -

A segunda exemplificação é a realização do trabalho com músicas da MPB, feito com uma turma de 1ª série.Primeiro o prazer e a sensação de importância que demosntravam ao ouvir e identificar as músicas tão significativas e de artistas históricos, como havíamos converdo antes de iniciar, e depois a grande brincadeira de tocar os ritmos com material de sucata que eles mesmo trouxeram e permitiram-se brincar e sorrir.




Turma de 1ª série - Trabalho de musicalçização através da MPB e material de sucata - Escutando as músicas

Turma de 1ª série - Trabalho de musicalçização através da MPB e material de sucata - Tocando as músicas



Link para o projeto de extenção da UFRGS - Quem quer brincar


www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar

Nenhum comentário: