Na Interdisciplina de Literatura Infantil encontramos o site Dobras de Leitura e ali o texto de Sandra Pina, traz para a discussão a questão da ideologia na literatura infaanto juvenil.
a saber:
Aparelhos Ideológicos de Estado em literatura infantil e juvenil brasileira
Sandra Pina
http://www.dobrasdaleitura.com/revisao/index.html
A autora Fluminense nos remete a um questinamento que também podemos fazer após a leitura de textos da Tânia Ramos Fortuna que nos alerta sobre a questão ideológica do brincar na sala de aula, o que queremos e pra onde levamos o brincar e o jogo dentro das escolas.
Sandra nos faz pensar. Toda a literatura é ideológica ou está a serviço de uma determinada idéia por um determinado tempo. Não tenho respostas definitivas para isso, mas acredito que toda a literatura é ideológica, pois afinal ela exprime a explicação de por que estamos aqui, e só isso basta para se ter uma idéia, então ela sempre terá um juizo de valor. Entretanto se ela está servindo para um determinado aparelhamento, para uma construção ideológica é outra discussão. E Sandra nos remete ao início do século XX, quando a literatura infantil serviu para "construir uma brsieleiridade necessário para que o País se firmasse como Nação, porém as consequências disso são percebidas até hoje: Somos o eterno país do futuro. Livros didático tem personagens brancos - é claro que estamos modificando isso, mas é lento, propagandas, novelas tem pessoas lindas, limpas, brancas, sadias que não condizem com o dia a dia de todos, isso são alguns exemplos de como o Aparelhamento Ideológico do Estado através da literatura infantil pode ser nocivo ao desenvolvimento do país. E a pergunta que fica é: Como combater e modificar isso? Um novo aparelhamento?
Utilizando a pesquisa de Sandra, faço uso das palavras de Lopes Trovão que foram usadas em 1896, mas também poderiam ser usadas no senado federal nesse início de século XXI.
“Temos uma pátria a reconstruir, uma nação a firmar, um povo a fazer... e para emprehender essa tarefa, que elemento mais dúctil e mais moldável a trabalhar do que a infância?!...”
Senador Lopes Trovão11 de setembro de 1896.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Marcelo,
fiquei feliz em ver minha pesquisa/texto sendo útil...
bjs
Sandra Pina
Postar um comentário