O portfólio
Segundo Hernández, (2000, p.166),
“poderíamos definir o portfólio como um continente de diferentes tipos de documentos [anotações pessoais, experiências de aulas, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.] que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos”.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Marcelo, td bem??Espero que sim!Fiquei muito feliz em ver que já estás começando a organizar as postagens do teu portfólio.Apesar do pouco tempo que temos para concluir mais esta etapa,todas as aprendizagens,aqui organizadas,facilitarão o teu trabalho no final do semestre. Observei também que nas tuas postagens falas sobre o portfólio,os tipos de evidências que os constituem, bem como sua organização e avaliação das aprendizagens significativas ali aprimoradas. Realmente, o propósito do portfólio,é o de incentivar a reflexão sobre o desenvolvimento das aprendizagens feitas no decorrer da caminhada em EAD. Um local de construção e reconstrução contínua das mesmas,onde você colocará as mais significativas.Para enriquecer ainda mais o portfólio pode-se ampliá-lo com os detalhes das tuas construções, fazendo suas transposições de forma detalhada.Assim,permitirá que o teu leitor compreenda totalmente a tua aprendizagem, a tua experiência. É meu amigo,"colher frutos", bons resultados, perceber modificações significativas parece-me ser o teu principal objetivo,ou seja,a articulação positiva entre teoria e prática.
Aqui, para reiterar o objetivo do portfolio, deverá constar postagens de aprendizagens,
aquelas coisas que acontecem durante nossa caminhada e que, de alguma forma,toca, transforma o modo de agir, de pensar, de ser professor...
Lembro também que a idéia de argumentação e evidência, na medida do possível, deve estar presente nas postagens, como por exemplo: quando relatares alguma aprendizagem referente a alguma interdisciplina, se possível, argumente e coloque uma evidência sobre esta (um trecho do fórum do dia tal,fotos, trabalhos feitos pelos alunos, filmagens, etc..)Desta forma,será mostrado ao leitor o motivo da argumentação da tua aprendizagem.
Como sugestão e por questão de organização, reforço novamente que deves, pelo ao menos uma vez por semana, relatar uma atividade realmente significativa para ti. E sempre alternar entre as interdisciplinas para que, no final do semestre,todas tenham sido contempladas tendo um pouco a nos dizer sobre tuas aprendizagens em cada uma delas.
Um abraço pra ti e para quaisquer dúvidas, por favor, entre em contato.
Gi – Tutora SL
Postar um comentário