terça-feira, 30 de novembro de 2010

Terceiro Semestre - 2007/2

Este semestre foi recheado de linguagens para a tranformação a partir da educação: Literatura, teatro, artes visuais. E isso tem muito a ver comigo que defendo e trabalho pelo teatro dentro e fora da escola.

A interdisciplina de teatro fez-me reencontrar com mestres como Viola Spolin, Peter Brook, Ingrid Koudela.

“todos aqueles que estão envolvidos no teatro devem ter liberdade pessoal para experimentar” (SPOLIN, 1979).

A interdiscplina de Literatura me fez perceber mais de perto a ideologia dentro das histórias infantis e sua correlação com o mundo e a política educaional:

“Temos uma pátria a reconstruir, uma nação a firmar, um povo a fazer... e para emprehender essa tarefa, que elemento mais dúctil e mais moldável a trabalhar do que a infância?!...”

(Senador Lopes Trovão, discurso  no Senado Federal em 11 de setembro de 1896.)

A interdisciplina de Artes Visual foi a mais instigante, pois me abriu ao portifólio de registros como instrumento de avaliação constante, uma forma de acompanhar a evolução do aluno tendo ele como protagonista no seu fazer e no seu avaliar.
Segundo Hernández, (2000, p.166),
“poderíamos definir o portfólio como um continente de diferentes tipos de documentos [anotações pessoais, experiências de aulas, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.] que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos”. (Hernandez,2000)
“Ensinar significa acompanhar e instrumentalizar comintervenções, devoluções e encaminhamentos o processo de mudança de apropriação do pensamento.”
Madalena Freire, 1997.

Nenhum comentário: