terça-feira, 30 de novembro de 2010

Segundo Semestre - 2007/1

Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, vasculhando a história da educação em todas as suas facetas, desde a colonização, passando pelo império e chegando a república, apresentando os pioneiros e nos colocando no cerne das discussões de rumos de uma nova educação talvez seja um dos pontos marcantes do estudo dentro da UFRGS, e ao mesmo tempo, visitar conceitos da psicologia, um dia abordados no Magistério, fascinaram o segundo semestre.

Talvez por ter sido muito identificado com a história desde a tenra idade e por ter em momentos específicos da adolescência e no ensino médio contato com professores que marcaram a história da cidade e do estado (Protásio Prates, Victor Becker e Paulo Eggon), A Interdisciplina de História tenha feito tanto significado para mim e isso talvez se explique num dos conceitos de Mecanismo de Defesa da interdisciplina de Psicologia:


Identificação – Diante de sentimentos de inadequação, o sujeito internaliza características de alguém valorizado, passando a sentir-se como ele, no início da vida é um processo necessário, mas permanecer nela, impede a aquisição de uma identidade própria.

      -    Quando o aluno se identifica com o professor, copiando sua maneira de vestir, falar e desejando ser ele quando crescer.

...É claro que crescemos e buscamos nossas identidades, mas nossa formação está ali...

Nenhum comentário: