terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quarto Semestre - 2007/2

De todas as interdisciplinas deste semestre o que me chamou mais atenção foi a matemática pois com o professor Samuel, compreendi alguns conceitos que para mim eram obscuros, e o maior de todos foi entender que geometria plana, não existe, o que existe é uma adequação da geometria do planeta para o plana, afim de podermos estudar. Visto que o planeta não é plano, sempre é curvo, é necessário planar os objetos para que se estude-os e possamos chegar aos cálculos que necessitamos e também fundamentos teóricos que podem ser exemplificados pelos textos de Hoffman citando Papert e Carraher:

Acredito que a transformação do mundo e a cooperação andam juntos e são base para que a aprendizagem da matemática se dêem de forma mais significativa, indo ao encontro ao que nos diz Papert e também Carraher através do texto da professora Hoffman:
(...)Segundo Papert (1980), o ensino da Matemática, tradicionalmente feito nas instituições escolares, é um processo que faz a criança “esquecer a experiência natural da matemática a fim de aprender um novo conjunto de regras” (p.243). Carraher (1989) também caracteriza a matemática escolar como não sendo significativa para o estudante, mas, sim, uma atividade institucional cujo objetivo é que o sujeito realize a tarefa definida pelo professor, saia-se bem em um exame, preencha o tempo na escola ou, até mesmo, aprenda Matemática.

Nenhum comentário: