terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sexto Semestre - 2009/1

Este semestre foi filosófico, mesmo que as questões étnicas, psicológicas e educação especial tenham tomado grande parte das leituras e debates, a filosofia se encarregou de nos mostrar que temos que ter lado e o lado que Adorno e Kent nos mostraram é que para sermos civilização temos que ter educação e ela não pode ser qualquer educação e deve defender acima de tudo a humanidade, jamais de fender a barbárie e é por isso que a psicologia, as políticas de reparação e a inclusão são fundamentais e tomaram o nosso tempo de aprofundamento, pois se queremos igualdade, temos que defender as diferenças e a diversidade em todos os momentos e espaços.

A EDUCAÇÂO

‘A educação era capaz de produzir filósofos-reis’ - Platão

‘A educação deve livrar o aluno da tirania do presente’ - Cícero

‘A função da educação era de ensinar os jovens como proteger a sua liberdade’ - Jefferson

‘A educação serve para libertar os jovens dos constrangimentos não-naturais de uma ordem social malévola e arbitrária’ - Rosseau

‘A educação serve para ajudar o aluno a funcionar sem certeza, num mundo de mudanças constantes e ambiguidades que confundem.’ - Dewey

A CIVILIZAÇÂO

Descorrendo os olhos sobre os texto de Kant e Theodor Adorno, vislumbrei diversas idéias que me levaram a busca de mais refernciais sobre os mesmos temas e encontrei algums escritos bem relevantes como a página do XI SimposioInternacional Processo Civilizador em Buenos Aires transcritos por Luiz Francisco Albuquerque de Miranda– UNIMEP –lfamiranda@uol.com.br sob o título VOLTAIRE E A SOCIOGÊNESE DO CONCEITO DE CIVILIZAÇÃO: A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA CORTE inhttp://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais11/artigos/41%20-%20Miranda.pdf
além disso encontrei Norbert Elias que diz sobre a civilização:

"civilização é um processo, um encadeamento de eventos, mudanças sociais e interiorizações, que se dirige, ao longo da história ocidental, para um maior controle social, um maior controle técnico do homem sobre a natureza e uma maior disseminação de autocontrole entre os indivíduos"(ELIAS, 1994c).


O que nos faz diferente????????????????????????ww

Que inteligência éessa que nos faz diferentes dos animais e nos transforma em civilização?
Como as civilização se contruiram, como se educa, como se contrói e destrói, quais os passos de sua liberdade e sua luta por manter a liberdade e principalmente como o pensar a civilização pode nos fazer mais humanos, como cada pequeno gesto, ou uma simples palavra pode afetar a um e a muitos nessa rodaa viva? Qual a revolução que fazemos para construir o mundo?
"Sendo assim, as revoluções não concernem a pequenas questões, mas nascem de pequenas questões e põem em 

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