terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sétimo Semestre - 2009/2

Talvez o sétimo semestre tenha sido o mais difícil para mim. Confrontou-me com o planejamento, algo que eu tenho plena consciência da importância de realizá-lo para o sucesso do trabalho, mas que para mim é bastante difícil. Acredito em minha intuição e por vezes deixo o planejamento de lado. O semestre, o seminário integrador, as lições de Freire na base para os trabalhos gerais e também de EJA, a Arquitetura pedagógica, mostraram-me um caminho sem volta: É planejando que as coisas dão certo. Aprendi que Tudo acontece por que tudo foi planejado, talvez possamos arrumar algumas arestas, organizar algumas questões que não ficaram claras, rever conceitos e atividades, mas o objetivo que foi traçado, será cumprido, não por que se deu uma ordem, mas por que se organizou passo a passo para ele ser alcançado.

Sobre Arquiteturas:

No texto de nossas professoras Marie Jane Soares Carvalho,
Rosane Aragon de Nevado e Crediné Silva de Menezes "(...) As arquiteturas pressupõem aprendizes protagonistas. Com orientação do professor, requerem-se do estudante ação e reflexão sobre experiências que contemplam na sua organização pesquisas, registros e sistematização do pensamento. O mesmo princípio se aplica aos professores,
embora o âmbito de ação e reflexão seja de outra natureza.
A ação dos professores tem como exigência a pesquisa, o registro e a sistematização
ao planejar e avaliar as experiências de aprendizagem para seus alunos.(...)
Nos revelam as possibilidade de um protagonismo no processo aprendizagem através das arquiteturas pedagógicas. E elas o são protagonistas pois fazem o aluno e principalmento o professor a desacomodar-se numa perspectiva piagetiana e também numa perspectiva real, pois assim como faz o aluno e o porfessor se encontra com suas certezas a partir de uma premissa interrogativa e passa a caminhar por dúvidas que desacomodam e fazem buscar novas respostas para aquilo que pesquisa. E nesse ir e vir, não é apenas uma resposta que se encontra. É um processo de pesquisa incipiente científica, mas que dá suporte a construção de um novo conecimento baseado no buscar por suas próprias necessidades e ansiedades respostas cada vez mais relevantes ao aprofundamento daquilo que é o objetivo central da pesquisa.

Sobre Planejamento

O espaço pedagógico é um texto para ser constantemente lido, interpretado, escrito e reescrito (Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 1996,p.109)

E mais

Sobre Planejamento e o que os estudantes nos trazem

O que tenho dito  sem cansar, e redito, é que não podemos deixar de lado, desprezado como algo imprestável, o que educandos (...) trazem consigo de compreensão do mundo, nas mais variadas dimensões de sua prática na prática social de que fazem parte. Sua fala, sua forma de contar, de calcular, seus saberes em torno do chamado outro mundo, sua religiosidade, seus saberes em torno da saúde, do corpo, da sexualidade, da vida, da morte, da força dos santos, dos conjuros. (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança, 1992, p.85)

Trindade(2005) coloca que a partir dos contatos com o mundo escrito antes mesmo do período escolar os sujeitos já estão inseridos na alfabetização, que os artefatos que são disponibilizados já estão  neste novo pensar sobre o alfabetizar.

E tudo isso conjugado junto, mostra-se uma forma de transformação e ela só se dará se for planejada. Todas as ações de mundo, seja  em casa, na associação, no clube, na cidade, no país alcançam êxito se forem pensadas, repensadas, e colacadas em ação, e depois disso avaliadas em seus resultados. Isso é trabalhar com planejamento. Dentro e fora da escola.

Um comentário:

Marga disse...

Buenas, Marcelo!Chegou o momento de socializar o que ficou não é? TCC concluído, fechamento de ano, momento de avaliação.O Seminário Integrador é o elemento onde tu pudestes expressar, reflexões, protestos, sugestões entre muitas outras coisas. O planejamento pode ser realmente conflitante e desafiador...mas é inevitável. Sem ele as coisas podem perder o prumo e ai a gente pode se enrolar junto.
Desejo a vc um ótimo 2011, caregado de grandes realizações e sucessos. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e até uma próxima etapa de formação! abracitos!