terça-feira, 25 de agosto de 2009

Significações

As tendas são mais leves e suas paredes de tecido permitem a passagem da luz e do
vento; podem ser desarmadas e transportadas para locais distantes, acompanhando o
per(curso) dos interessados; montam-se de maneiras variadas, permitindo a negociação
que transforma os modelos de ação, os locais escolhidos e os tempos destinados. Vale
lembrar que a tenda pode ser um objeto complexo, apesar da simplicidade de seu
desenho físico: as hastes devem ser flexíveis, mas resistentes; o tecido deve suportar a
intempéries, sendo leve durante o transporte; a base deve ser macia, mas não pode deixar
que passem a umidade e possíveis “invasores”. (A inclusão e seus sentidos: entre edifícius e tendas - Cláudio Roberto Baptista PPGEU/UFRGS)

2 comentários:

Marga disse...

Interessante as palavras que ilustram e permeiam a sensibilidade q o Educador deve se apropriar, contudo apenas poucos priviligiados são contemplados com essa habilidade. Tu te encaixas nesse perfil...Parabéns, mas nao perca a oportunidade de registrar as tuas impressões, frente as expressadas pelos autores que te encantam,enchertando na tua obra, o que o faz um Educador/autor/ator do aprender e do conhecer!
abraços
Tutora Margarete

Marcelo TGB disse...

OI Margarete, Acredito na tenda. Talvez hoje já me inclua num trabalho com a tenda, sem a tê-la, levo as possibilidades que acredito a diversos lugares, arredo as mesas, levo uma mala de amteriais e trabalhamos, depois juntamos tudoe seguimos a outro lugar. O que seria transformador nesse contexto escolar, talvez ver ações como viamos no ForumMundial Social, onde tendas e tribos se reuniam para trocar idéias e debater possibilidades, sem conclusão mas com aspirações de um outro mundo possível. Hoje o que era idéia "maluca" já é realidade: sacola de pano no mercado, biocombustível, alimentos orgânicos... Resultados das tendas.