
“A disciplina (...) significa a capacidade de comandar a si mesmo, de se impor aos caprichos individuais, às veleidades desordenadas, significa, enfim, uma regra de vida. Além disso, significa a consciência da necessidade livremente aceita, na medida em que é reconhecida como necessária para que um organismo social qualquer atinja o fim proposto”.27 L.A.C. FRANCO, Problemas de Educação Escolar, p. 40.
(...)Lembro que o terrível Boger teve um acesso durante uma palestra sobre
Auschwitz, que culminou com um elogio à educação para a disciplina através da dureza. Esta seria necessária para formar o tipo de pessoa que lhe parecia certa. A imagem da educação pela dureza, na qual muitos crêem irrefletidamente, é basicamente errada. A concepção de que virilidade signifique o máximo de capacidade para suportar já se transformou há tempos em símbolo de um masoquismo que como demonstra a psicologia - se funde com demasiada
facilidade ao sadismo (Adorno)
(...)A disciplina transforma a animalidade em humanidade. Um animal é por seu próprio instinto tudo aquilo que pode ser; uma azão exterior a ele tomou por ele antecipadamente todos os cuidados necessários (Kant)
Nenhum comentário:
Postar um comentário