terça-feira, 25 de agosto de 2009

Educação... Visão...

A educação deve ser democrática, e quando a for será para todos, entretanto deve ser para todos e todas estabelecendo-se igualdade de gênero em todoas as instâncias, e ainda assim, devemos eleger outro fatores que infelizmente fazem a escola se mostrar democrática mas não o ser democrática, ela deve ter rampas para que as cadeiras de rodas possam entrar, elas devem ensinar a história de todos os povos e de todas as crenças para que todos as etnias sejam contempladas em sua auto estima, e ainda devemos ir mais longe, ou mais perto da democracia. A educação deve ter Libras, deve ter Braile, deve ter teatro e música, e deve ter esporte e deve debater a sexualidade de meninos e meninas e todas as suas expressões de sexualidade em hetero, homo, bi, trans e trangêneros. E deve ensinar política e debate político e também a participação, deve incentivar o conhecimento de leis e de planejamento e acima de tudo estar de portas, portões e janelas abertas para que cada pai, mãe e quemque seja possa participar da educação, não como amigos da escola, mas como protagonistas de uma ecola que inclui a todos e todas, cada um com sua particularidade e participação respeitando a função e formação de cada indivíduoque constrói esse país.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá colega peadiano. Fiquei feliz com tua visita ao meu blog e, estou aqui, retribuindo o carinho.Como é bom recebermos visitas, comentários de colegas. Como é bom sabermos que estamos, de alguma maneira, contribuindo com outros. Temos um caminho, agora curto, pela frente. No entanto, longo na profissão de educador.
Posso ser sincera? O único defeito é ser "colorado",rsrsrsrsrsrsrsrs. Brincadeira.
Um grande abraço e sinta-se à vontade para visitar minhas postagens.
e interessar: msn rejanepetro@hotmail.com
skype: rejanepetro
email: rejanepetro@gmail.com

Marcelo TGB disse...

Obrigado pela visita Rejane. Este semestre nos conversaremos bastante. Abraço

Marga disse...

Olá Marcelo, aqui tu te puxaste hem?Maravilha! A mim parece tua postagem remete a todos aqueles que como tu, sonham com uma Educação igualitária e libertadora...a inclusão, seja estrutural ou emocional, é um direto que lutamos e que a duras penas ainda iremos conquistar..Quiça que seja em breve, nao é, mas enquanto isso nao acontece, o que pudermos fazer enquanto formadores de opiniao, servirá de base para que no futuro, todos tenham acesso a isso, e que o sonho se concretize em uma realidade que satisfaça a todas as tribos! Continue alinhavando tuas impressões as tuas leituras evidenciando o que realmente fica e que seja útil para a escola que temos! abraços, Tutora Margarete!