Esta postagem foi realizada em 17 de julho, porém a partir do trabalho de recuperação achei pertinente retomá-la para atualizar e tê-la como uma referência da atuação no dia-a-dia de sala de aula.
Piaget
Estágio Pré-Operatório
Essa postagem é bastante pertinente no que diz respeito a essa fase - pré operatório - Trabalho com todas as faixas etárias que estamos estudando,mas um episódio durante o trabalho de teatro chamou-me muita atenção pois vinha lendo sobre os estágios de desenvolvimento e ele se deu em minha prática. Dentre uma das escolas de educação infantil que oriento aulas de teatro, tenho uma turma de 2 a 3 anos e construimos em conjunto, a partir de uma musica infantil (Dona Aranha), a apresentação para o dia das mães.
Tudo estava preparado e ensaiado, e no momento da apresentação a professora e a diretora da escola definiram por apresentar primeiro a música preparada em sala de aula e depois o teatro, os duas músicas não chegariam a 4 minutos de apresentação. Após a primeira cena, as mães foram tão emotivas ao baterem palmas e a gritarem pelo sucesso de seus artistas que uma das crianças começou a chorar. Então esta ficou com a mãe e os demais foram para a frente apresentar, ao ver a coleguinha no colo da mãe chorando, outra menina començou a chorar, tentamos iniciar a música e outro chorou, até que todos os alunos choravam copiosamente, já no colo das mães. Conversamos e todos então aplaudimos a intenção do espetáculo e presenteamos as mães com a relização das pintura feito pelas crianças.
Ao conversar com uma das mães que ficou preocupada por que não entendeu que todos choraram expliquei-a que fazia parte do desenvolvimento das crianças que ao verem uma atitude sugerem a si que essa atitude deve ser a sua, a fim de não estarem excluidas do processo que se sucede. No outro dia a professora me questionou sobre a explicação para a mãe, que ela não havia entendido. Então expliquei os estágios de desenvolvimento e especificamente a fase pré-operatória e que dentro desse estágio a criança apresenta-se egocênctrica, onde não compartilha o que é seu, isso é um processo a ser descoberto por ela. e no caso do choro podemos descrever como o egocentrismo social (Rappaport, Fiori, Davis, 1981, p. 71) que é o momento em que a criança projeta o seu desejo naquilo que o outro está fazendo e por isso todos choraram ao mesmo tempo.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
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