sexta-feira, 31 de julho de 2009

Por que usar o Portifólio

Hoje, mais do que nunca acredito que o uso do Portifólio de Aprendizagem é um dos caminhos de registro de aprendizagem e avaliação mais eficientes que enconramos para a vida estudantil. Por que digo isso. Neste período de recuperar o tempo perdido me deparei com quatro situações envolvendo o Portifólio, especificamento os Blogs, que trabalhamos na internet:
1- Visitas aos Blogs das colegas de Três Cachoeiras
2- Visita ao Blog de Tina Oliveira (www.coisinhasdatina.blogspot.com).
3- Análise do meu próprio Blog
4- Reencontro com os Portifólios em papel na turma de 4ª série em 2008

A primeira está relatada um pouco nas postagens anteriores onde inclusive deixo o link para quem quiser visitar os trabalhos das colegas. O mais significativo, além das postagens e das aprendizagens, são as trocas que o mundo dos portifólios nos possibilitam quando interagimos com os outros. Talvez por nossa própria criação, que diz que não devemos nos meter no que não é da gente, ficamos com um pouce de receio em visitar e comentar, talvez a gente possa constranger, ou ser mal interpretado, mas com esse medo, com esse receio, deixamos de crescer com as colegas. Foi muito gratificante e extremamente construtivo vivenciar as palavras de Paulo Freire na prática (...) nos educamos em comunhão.

A segunda situação foi na busca incessante por um texto de Munduruku que encontrei Tina Oliveira de Ribeirão Preto que possui um Blog, o qual está ali para todos, visitei muitos outros, mas o dela por possuir o registro com o professor Daniel e por registro de atividade com vídeo de cenas de poesia e tearo com as crianças me mostrou que é através do Blog, como Portifólio de Aprendizagens que podemos estar com os registros de nossas experiências de portas abertas para nossos colegas da escola, para a comunidade escolar e para o mundo, uma troca saudável, responsável e transformandora.

A terceira foi redescobrir o meu próprio Blog, como ele pode ser utilizado, como pode ser mais rico, como pode ser uma ferramenta de registro, de apoio, de pesquisa e de conquistas para mim, poara meus alunos e para quem o visitar, é a forma de externar aquilo que deu certo e aquilo que não deu, de mostrar as possibilidades e evidências de nossaspropostas educacionais e mostrar osargumntos daquilo que construimos como aprendizagem.

E a quarta situação foi o reencontro com os Portifólios dos alunos.Hoje, todos os alunos estão na 5ª série da escola, muitos devem ter seus Portifólios guardados, pois foi uma experiência rica no sentido de propor uma nova forma de registro da aprendizagem e de avaliação desta aprendizagem. Muitos momentos foram agradáveis e outros foram difíceis, pois os alunos tinham que construir seus argumentos para provarem que aquilo que diziam era realmente os porquês da aprendizagem. Isso fazia com que tivessem que escrever e elaborar a sua escrita com seus próprios argumentos. Estamos em férias prolongadas pelo fato da Gripe A, mas no retorno, tentarei fazer um registro mais amplo desse trabalho com os próprios alunos, pois é uma experiência que não está on line, está nas mãos dos aluns, é necessário mostrá-la ao mundo.

Nenhum comentário: