segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Elementos Pedagógicos


No texto Arquiteturas Pedagógicas... das professoras citadas no post anterior temos algumas citações:

(...) Uma escola ou um curso virtual de formação baseia-se no
teletrabalho (Bianchetti, 2001), tendendo a substituir a presença física pela
participação na rede eletrônica e pelo uso de recursos (programas e materiais)que favoreçam a construção conjunta (cooperativa). (...)



Esse trecho nos remete ao que acontece conosco em nosso curso virtual. Entretanto ele possui duas dificuldades quando falamos em cooperativismo a distância: primeiro que o uso das tecnologias pelos professores ainda é incipiente pois a maioria são migrantes digitais e usar as TICs ainda é um mistério. Segundo que por termos essa dificuldade de tranbalharmos no computador, a rede fica prejudicada, pois há mais desencontros do que encontros, entretanto é um desafio a ser vencido que na virada dessa década será minimizado com a implantação em grande escala de computadores e internet de banda larga nas escolas.





(...)Educar para a busca de soluções de problemas reais - o uso da tecnologia
deve preparar o próprio professor para viver a experiência de mudanças
no ensino que ele irá proporcionar aos seus alunos. O que pretendemos
será, então, pensar uma formação a distância, mediada pelas tecnologias,
que nos permita discutir e solucionar problemas que tenham significado
para os sujeitos, que os aproximem da realidade. A incerteza, as contradições,
a indeterminação não são resíduos a serem eliminados, mas elementos
constituintes do processo (Schön, 2000).(...)



Essa afirmação de Donald Shön mostra o quão real e instigante o uso das tecnologias no ensino a distância. Através da internet é possível debater, discutir e em muitos casos entrar em questões mais delicadas que muitas vezes, presencialmente nos fazem timidar e não dar sequencia ao debate. Veja o twitter. Ele é um válvula de escape, ele faz as pessoas colocarem seus sentimento, seus pensamentos, seus questionamento ao mundo. Através de e-mail, uma forma mais reservada é rofunda a reflexão entre as pessoas e no que tange a discussão e debate sobre a realidas os softwears de mensagens instantâneas nos elevam a uma rapidez quase que presencial, Há prós e contras, mas assim se faz com mais rapidez e mais argumentação cada frase escrita.

É necessário entender que o escrever nos faz pensar mais e elaborar mais, muitas vezes evitamos soltar palavras ao vento, sem pensar, e isso nos torna pessoas com mais senso, elaborando mais a formação de cidadão que tanto se fala e tão pouco se mensura em nossas escolas.

Nenhum comentário: