Rosane Aragon de Nevado e Crediné Silva de Menezes "(...) As arquiteturas pressupõem aprendizes protagonistas. Com orientação do professor, requerem-se do estudante ação e reflexão sobre experiências que contemplam na sua organização pesquisas, registros e sistematização do pensamento. O mesmo princípio se aplica aos professores,
embora o âmbito de ação e reflexão seja de outra natureza.
ao planejar e avaliar as experiências de aprendizagem para seus alunos.(...)

Nos revelam as possibilidade de um protagonismo no processo aprendizagem através das arquiteturas pedagógicas. E elas o são protagonistas pois fazem o aluno e principalmento o professor a desacomodar-se numa perspectiva piagetiana e também numa perspectiva real, pois assim como faz o aluno e o porfessor se encontra com suas certezas a partir de uma premissa interrogativa e passa a caminhar por dúvidas que desacomodam e fazem buscar novas respostas para aquilo que pesquisa. E nesse ir e vir, não é apenas uma resposta que se encontra. É um processo de pesquisa incipiente científica, mas que dá suporte a construção de um novo conecimento baseado no buscar por suas próprias necessidades e ansiedades respostas cada vez mais relevantes ao aprofundamento daquilo que é o objetivo central dapesquisa. E toda essa pesquisa é possibilitada por uma arquitetura que tem nas tecnologias as suas possibilidades de realização ampliadas, universalizadas e principalmente compartilhadas que ´´e o cerne da quastão da pesquisa, construindo uma rede de aprendizagens perpassando por todas as plataformas possíveis dentro da WEB 2.o: seja um site de pesquisa, um artigo on line, um periódico virtual, um site de relacionamento, uma plataforma de livros e vídeos, além da rede de seguidores e relacionamentos possíveis através dos blogs, wiki, twitter e toda a internet.
2 comentários:
Querido Marcelo,
Nessa postagem voce fez uma grande citaçao. Por isso, recomendo que na proxima publicaçao voce retome essa de agora, construindo uma maior analise sobre as ideias expostas pelos autores. Explore, aprofunde sua reflexao sobre essa parte do texto tao significativa.
Um grande abraço,
Jaque Picetti
Ok profe, estarei fazendo a reflexão em seguida. Um grande abraço
Postar um comentário