A atividade relacionada com o filme Seu nome é Jonas, EUA-1979, nos mostra uma realidade bastante difícil na inserção social de uma criança surda, no que tange as relações familiares, de escola e sociedade. Uma criança que não possui a audição, é vista diferente e todos ao seu redor emitem opiniões: algumas explicitas, outras silenciosas, na relação de aceitação ou não da criança como parte da sociedade, com direito de ir e vir como todos que possuem a audição. No filme vemos diversas situações na família e na sociedade, na escola ainda pouco pois a inclusão, também em outros países era incipiente e na maioria das vezes negada a surdos, cegos e a todos com deficiências ou necessidades educativas especiais. Muitas são as situações no filme, mas duas são objetos de pontuação: 1- A criança deve aprender a ouvir o que tem condições e jamais usar os sinais, caso ocorra ela fica preguiçosa e não aprende a usar a voz. Incrível como nos prendemos a conceitos em determinado tempo e não possibilitamos a evolução. É necessário lutadores sociais dentro de movimentos organizados e em rede para que rompamos com o silêncio, os paradigmas e o preconceito. Preconceito que fica evidente em uma outra cena. 2- Cena em que o Pai de Jonas o leva para jogar beisebol e todos os amigos adultos recusam o jogo pois ele é "retardado", ele não aprende.

Na verdade ele não escuta, na verdade somos nós, os adultos que devemos possibilitar a aprendizagem da criança e para isso, nós, os adultos, ouvintes ou não temos que aprender a aprender a conviver e ensinarmos em comunhão, caso contrário, viveremos em guetos, alguns maiores, outros menores.
Um comentário:
Profunda a reflexão que o filme nos traz...Em tempos que tudo parece descartável, em que as mudanças ocorrem a velocidade da luz!As diferenças sao especifidades inerentes ao ser humano, o problema que para muitos ainda nao é possivel administrar e interagir com serenidade e eficiência. Que relação traz o filme, com tua vivência no que tange a esse publico alvo? Há possibilidades concretas para alviar ou promover a autonomia dos alunos portadores de surdes, ja na escola que temos?
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