Na última sexta feira, tive a oportunidade de ver e ouvir o professor Paulo Padilha do Instiruto Paulo Freire no III Seminário de Educação do CEPROL Sindicato, em São Leopoldo sobre a Intertransculturalidade, umapalavra que ainda não conhecia, mas que a partir do momento que ouvi o professro passou a fazer muito sentido pois ela nos possibilita explicar tudo o que estamos buscando na educação e ainda não conseguimos teorizar. A interdisciplina a transdisciplina e tudo isso em todas as culturas. ???
A cultura, todas as culturas visitadas e respeitadas, estudadas e compartilhadas, todos e todas inclusos em sua diversidade, integrados e perpassando a diverisidade do outro. Sou eu, generosamente repartindo o que do outro e o que é meu, com todos, buscando contruir um outro mundo possível, a partir de um objetivo comum onde todos possamos fazer o que queremos, sermos felizes dentro do contexto em que o mundose apresente para nós em determinado momento. "Pois o mundo não é, ele está sendo." (Paulo Freire).
domingo, 25 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prezado Marcelo,
a periodicidade das suas postagens está excelente, agora só falta trasnformá-las em efetivas relfexões de auto-avaliação, então vou lembrar-lhe das regras:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.
Leonardo.
Postar um comentário