A gestão democrática na escola exige participação de todos e todas e isso requer que os atores sociais e as entidades comunitarias trabalhem em rede. Não se chega a lugar algum se os trabalhos forem feitos isoladamente. Vivemos hoje em um país que tem muitos anos de exclusão, exploração e institucionalizado alguns conceitos os quias são muito difíceis modificar. O empobrecimento da população, aparentemente apenas cresce, festas de final de ano para que muitas crianças tenham ao menos um presente de Natal se eternizam, ONGs para acabar com a fome, com indigentes, com crianças mal tratadas, para diminuir a violância contra a mulher, contra o preconceito racial e a corrupção proliferam pelo país, mas numa visão geral nada se modifica.
Talvez a resposta seja que o país tem problemas maiores e mais profundos do que conhecemos. Pois quanto mais se trabalha a favor, mais problemas aparecem. A exemplo a corrupção: quanto mais se descobre ligações políticas eempresarias, mais elas acontecem.
E como fazer para realmente modificar isso?
Como fazer para que alunos de quinta série estejam preparados para o conteúdo que deles se exige conhecimento?
Como fazer para que alunos que prestam vestibular escrevam as palavras corretamente?
A resposta é encher linha.
A resposta é pesquisa de campo.
A resposta é debate na escola.
A resposta é qual.

Não se tem resposta prontas, temos uma gama de idéias que precisa ser debatida, e esse debate se faz quando os atores sociais e as entidades comunitárias se enxergam, se olham olho no olho e falam de suas necessidades, de suas angústias e possuem instrumentalização para avançar no debate. Por isso a rede de trabalho, para que todas as pontas tenham responsabilidade e todas as pontas tenham acesso ao fazer da escola com os alunos, pais, funcionários e professores. Quando ela não for uma ilha, ela será democrática, e terá a participação de todos, então teremos uma gestão de participação com interesses próprios sendo construidos dentro de um outro mundo possível, justo, honesto, pacificador, harmonioso, amoroso e democrático.
Um comentário:
Nossa Marcelo!
Apesar do caráter idealizador mostrado em teu texto quanto á gestão democrática, este é permeado de muitas idéias motivadoras e interessante.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V
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