Dentro de nosso trabalho como acadêmicos, muitas vezes nos deparamos com atividades que são para nós muito simples, basta um olhar e ela está resolvida, entretanto em outras vezes, nos debruçamos horas a fio em textos, em sites em links pra cá links pra lá, e-mail a colegas e ainda assim postamos alguma coisa que duvidamos ser o mais correto e em outras vezes nos deparamos com situações e idéias que nos iluminam o caminho ou mostram que o que estamos fazendo é um caminho possível e correto...
Acredito que esse trecho postado na atividade 4 de matemática tem sido fundamental no trabalho de sala de aula:
Quando me dei conta de que modificar as perguntas e enxergar, em um mesmo problema, um leque de opções de resolução e de operações a serem utilizadas, lembrei de um trecho do livro citado que propõe que os alunos criem as perguntas para o problema.
E com essa questão lembro do trabalho de teatro quando ensino o tema gerador, é sempre interessante falar sobre a ideia da cena e dai esmiuçar as palavras tema gerador como subsídio para elaborar a cena e assim também o é na sala de aula quando utilizamos perguntas, palavras que muitas vezes fazem parte do cotidiano adulto.
Exemplo
Vamos criar uma planílha de acompanhamento de nossos gastos...
Vamos criar uma lista de todos as coisas que compramos para ver o que gastamos...
As vezes simplificar, ou reorientar a nossa prática facilita o aprendizado do aluno e o nosso sucesso como trabalhadores da educação.
domingo, 13 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Marcelo!
Ler teus posts (e contigo aprender novas formas de resignificação) tem sido uma experiência prazerosa e muito enriquecedora..
A tua maneira peculiar de registrar as tuas aprendizagens no portfolio, sempre contextualizando com o teatro ou melhor... com a tua vida, :) evidencia a assimilação das idéias propostas pela matemática e a tua busca de uma resignificação.
maravilha.. :)
Maximira Carlota
TUTORA SI4 PEAD-FACED UFRGS
Postar um comentário