MATEMÁTICA
Este texto é a Atividade 5 de Matemática que é uma revisão da atividade 1, a partir da leitura da professora Daniela Hoffmann.
O texto me deu uma estruturação teórica bastante abrangente e fundamentada para percorrer a experiência de matemática que acredito ser bastante importante quando compartilhado com o aluno
Segue links antes do texto
pbwiki coletivo de matemática
http://matematicapead3.pbwiki.com/
aula de matemática "rooda-pead-ufrgs"
atividade 1
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/
atividade 2
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/
Atividade 5 de Matemática
A partir do texto da professora Daniela Stevanin Hoffmann, podemos relembrar os principais objetivos da Matemática no Ensino Fundamental e dentro do texto e de todos os exercícios, leituras e jogos que estamos realizando gostaria de destacar o primeiro e o último itens de objetivos a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):
• identificar a matemática como meio que possibilita a compreensão e a transformação do mundo;
• interagir com seus pares de forma cooperativa, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Acredito que a transformação do mundo e a cooperação andam juntos e são base para que a aprendizagem da matemática se dêem de forma mais significativa, indo ao encontro ao que nos diz Papert e também Carraher através do texto da professora Hoffman:
(...)Segundo Papert (1980), o ensino da Matemática, tradicionalmente feito nas instituições escolares, é um processo que faz a criança “esquecer a experiência natural da matemática a fim de aprender um novo conjunto de regras” (p.243). Carraher (1989) também caracteriza a matemática escolar como não sendo significativa para o estudante, mas, sim, uma atividade institucional cujo objetivo é que o sujeito realize a tarefa definida pelo professor, saia-se bem em um exame, preencha o tempo na escola ou, até mesmo, aprenda Matemática.
Via de regra, a professora demonstra e/ou explica um procedimento e, a seguir, os alunos executam atividades que visam à prática do mesmo. Quando exemplos da vida diária são introduzidos na sala de aula, eles visam à execução das rotinas demonstradas pela professora, não à compreensão da situação e sua utilização para a compreensão de conceitos matemáticos. (Carraher, 1989, p. 90). (...)
Dentro de nossas atividades postas no primeiro trabalho postado “ATIVIDADE 1”, da interdisciplina de Matemática destaco junto com o grupo a manutenção de nossas teorias e exemplos de como trabalhar classificação e seriação e a partir do texto quando ele nos desafia na perspectiva da Epistemologia Genética, onde podemos e devemos interagir com o conhecimento prévio do aluno, podemos agregar as sugestões e dentro do trabalho de classificação, utilizando o exemplo das embalagens, os alunos ao classificá-las por tamanho, utilidade, preço, cor e outros, podemos agrupar colegas através de grupos de meninas, menino, colorados, gremistas, cores de camisetas... a fim de formarmos grupos que no segundo momento estarão trabalhando com a seriação das embalagens.
Esse trabalho poderá ser registrado de forma teórica pelos alunos, a fim de que o professor, em forma de pesquisa, fora do ambiente da sala, possa avaliar a evolução do conhecimento dos alunos, de sua condição de acomodação, desequilíbrio e assimilação, para que passo a passo possa acompanhar, através da ação do aluno (sujeito) para com o objeto (concreto) as operações realizadas pelo educando, ou seja, a sua aça de interiorização que transformam a ação em conhecimento e posteriormente em entendimento do mundo da matemática como parte integrante da vida e ao como algo institucionalizado que requer decoração para aprovação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá querido!
Meio grandinho esse post hein! :) mas muito rico e interessante também!
Quanto à reflexão que fazes sobre a epistemologia genética e o papel ativo do sujeito na sua construção de conhecimento.. a partir do que ele já conhece e por isso mesmo o emprego do termo "construção".. me ocorreu perguntar se notas a aplicação deste princípio nas propostas das demais interdisciplinas.
[]´S
Maximira Carlota
Tutora SI4 PEAD-FACED UFRGS
Postar um comentário