quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Libras

A interdisciplina de libras me causa um interesse inquietante. Ao mesmo tempo que tenho interesse em conhecer e apropriar-me de conhecimentos sobre o assunto e dominar as formas de comunicação de sinais, pergunto-me como se dá o uso dessa ferramentade como relação social?
As dúvidas e os receios são enormes, mas o desafio de incluir socialmente a todos e todas sem distinção me fazem buscar mais um recurso de formação pessoal e coletiva.
Ao entrar em contato com a interdisciplina busquei pesquisar um pouco. Casualmente ao ler a Revista Carta na Escola deparei-me com uma matéria com Dorina Nowill que falava de outra questão de inclusão, a deficiência visual. Então pensei como seria a sala de aula com crianças com deficiência visual, deficiência auditiva e crianças sem deficiência aluguma. Há que termos a formação em libras, em braille, não como algo que seja de outro mundo, mas pertencentes a um mundo que desejamos, aquele onde todos e todas tenham acesso aos mesmos direitos, de forma distintas, respeitando a diversidade cultural, física, emocional e estrutural de cada um e cada uma, sejamos alunos ou professores.

Um comentário:

Marga disse...

Teu interesse e inquietude demontram a marca de Mediador que vc carrega na tua prática.Que maravilha isso, Marcelo! Tua intervenção trazendo questionamentos que vão além do que esta sendo proposto é um convite desafiador e ousado, digno de ser compartilhado com tuas colegas e todos que julgam envolvidos com a construção de uma Educação melhor! parabens,passe a ideia adiante!