Argumentar é ter a intenção de convencer ou justificar.
Essa frase é do texto para embasamento da primeira atividade de filosofia do VI semestre do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS.
Ela nos remete a atividade realizada a partir do filme Doze Homens e uma Sentença, onde trabalhamos com evidências e argumentos.
Hoje nos deparamos com o que é argumentar e as diferenças de uma simples explicação.
E aí entendemos que para transpor o limite da realização de uma fala, trabalho ou apresentação é necessário argumentos, subsídios de exemplos prático amparadosem razões fundamentadas apartir de teorias escritas e experimentadas por estudiosos de determinado assunto que coloquemos em pauta.
Boa reflexão
Marcelo
segunda-feira, 23 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Marcelo,
às vezes quando reflito sobre esta frase que inicia sua postagem, tenho medo de que ela dê a falsa impressão de que o argumento é algo que usamos para sobrepujar os outros.
Mas a sua interpretação da frase me tranquilizou: é claro que o argumento é e sempre usado como um recurso para controlar as pessoas - é só ver os argumentos dos economistas de que devemos fazer o bolo crescer para depois dividí-lo entre todos (hã-hã). Mas o único antídoto contra a argumentação é a própria argumentação.
Leonardo.
Prezado aluno Marcelo Schneider!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Os seus registros são interessantes apresentam clareza, objetividade com questionamentos reflexivos.
Obs.: Se for possível fazer no mínimo uma postagem por semana. Os registros são importantes para a sua trajetória acadêmica.
Obrigado por suas postagens!
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
Postar um comentário