terça-feira, 17 de março de 2009

Resumo do texto

Essa é a primeira atividade de 2009_1

O resumo do texto de GISELA SEKEFF

Lápis, papel e computadorNovas tecnologias podem ajudar a modernizar a educação no Brasil. O país estápronto para elas?

extraído da revista Época

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG83054-9306-517,00-LAPIS+PAPEL+E+COMPUTADOR.html


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ENSINO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
PÓLO: São Leopoldo
INTERDISCIPLINA: Seminário Integrador VI
EQUIPE: Professores Marie Jane Soares Carvalho, Leonardo Porto
e Dóris Maria Luzzardi Fiss
Tutoras Cátia Zílio e Fabiane Penteado

1º ENCONTRO PRESENCIAL – 18 de março/2009


RESUMO DE TEXTO


Por Grupo PA – Stress

Andréia Nunes,
Marcelo Schneider,
Marci Rysdyk,
Maria Angelica,
Simone Moura.




Lápis, papel e computador
Novas tecnologias podem ajudar a modernizar a educação no Brasil. O país está
pronto para elas?
GISELA SEKEFF


Estudantes brasileiros, de escolas públicas e privadas utilizam o computador como instrumento de educação para sua aprendizagem. Essa ferramenta transforma a realidade do aluno tornando-o protagonista de inovações tecnológicas a partir de pesquisas na internet ou confecção de robôs, incorporando uma tendência mundial ao ensino regular.

Essa realidade não é generalizada no Brasil, apesar de esforços do governo federal de equipar escolas públicas com computador e internet (deverão ser mais de 56 mil, até 2010), o custo é grande obstáculo para que os estudantes brasileiros estejam a níveis de países como Estados Unidos, Canadá e Coréia do Sul,onde os índices de aprendizado em leitura, escrita e matemática alcançam grande percentual.

Essa transformação se deve ao número de computadores por aluno nesses países – média de 3 por criança – no Brasil, é um por 50, além do que, especialistas afirmam que os professores ainda não sabem tirar proveito do computador como ferramenta de educação. Visto que 70% das escolas públicas não tem computador e as que possuem praticam em sua maioria apenas aulas de informática, deixando os laboratórios fechados para outras aulas.
É certo que muitas iniciativas servem de exemplo, mesmo porque são os estudantes que falam do computador: “- ...quando vou para uma aula onde preciso usá-lo, fico muito mais interessada em aprender.” (“Rejiane da Silva, 14). E é preciso incentivar uma “geração que nasceu na era da informática para que possa pensar de forma digital” (John Brown), para que possamos participar da revolução científica que já iniciou há 300 anos.

2 comentários:

Luciani Silva Bocorni disse...

Olá!
É um prazer acompanhar tuas reflexões.
Me coloco à disposição para sanar qualquer dúvida que esteja ao meu alcance.
Abraços.

Marie Jane disse...

Olá Marcelo

Por favor, confronte a produção do teu resumo com este produzido pela profa. Dóris:
"RESUMO: A tecnologia se constitui em ferramenta importante para a modernização da educação e do país, uma vez que ela pode contribuir para a qualificação do desempenho escolar, para a aceleração do aprendizado e para o aumento da participação dos alunos nas aulas. Percebe-se, pois, que o governo federal tem demonstrado interesse em equipar as escolas, garantindo o uso da tecnologia. No entanto, a verba disponível é insuficiente para que isto aconteça e a utilização dos recursos tecnológicos na escola, quando ela disponibiliza deles, ainda é limitada. Apesar disso, estaca-se a importante relação existente entre a apropriação das tecnologias enquanto modo de conhecimento e o desenvolvimento não apenas individual como do país. (111 palavras)"
E agora me diga: Quais são as diferenças? Quais são as razões que explicam essas diferenças?
Analisar nosso trabalho é um desafio. Tu aceitas este desafio?

Um abraço carinhoso,