segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primeiras impressões

A primeira semana de estágio foi bastante instigante, nervosa, mas ao mesmo tempo muito animadora. Tenho trabalhado com a turma do 5º ano desde o primeiro momento do ano, então sei quem são e onde estão. Agora os desafios são os vôos que poderemos alçar juntos.
O projeto de estágio é bastante interessante pois resgata e recoloca em minha pauta a interdisciplinaridade e o próprio trabalho de projetos. Coloca lado a lado propostas de Libâneo que diz em 2002 que Interdisplinar diz respeito à interação entre duas ou mais disciplinas visando trocas entre os especialistas e uma integração entre disciplinas no interior de um projeto específico de ação ou de pesquisa. Contra a fragmentação e compartimentalização do conhecimento.; e  Hernandes e Montserrat defendem o projeto de aprendizagem nos dizendo que “Esse envolvimento dos estudantes na busca da informação tem uma série de efeitos que se relacionam com a intenção educativa dos Projetos. Em primeiro lugar, faz com que assumam como próprio o tema, e que aprendam a situar-se diante da informação a partir de suas próprias possibilidades e recursos. A partir disso tudo espelho-me na s palavras de Paulo Freire a realizar o trabalho e ao ver que os alunos não são, e sim estão sendo, assim como "o mundo não é, ele está sendo", pois a cada descoberta eles e elas se constituem cidadãos mais questionadores e críticos das próprias descobertas e falas do professor,anteriormente tão conclusivas em suas vidas.

Um comentário:

Marga disse...

Conhecer o chão em que se pisa , sempre é algo que pode nos deixar mais ou menos seguros ou motivados. Tudo vai depender do quanto estamos inseridos no contexto e de como nossa presença é vista e encarada pela Escola. Bem, teu carisma evidencia que há um elo bem forte, então, agora é priorizar estrategias, planejar e executar o que melhor sistematizar a Contribuição do Pead na tua atuação! Sucesso !