Seguindo o raciocínio...
...Participação Política...
...Gestão Democrática...
No vídeo com a professora Isabel Medeiros, a professora Lisete Arelano e o professor Jorge Najar essa resposta é bem clara. É preciso fazer... Aprendemos a participar a partir da participação, aprendemos a fazer democracia ao tentarmos ser democráticos e só vamos ter uma gestão democrática quando a escola for uníssona a sua comunidade como salienta o Professor Najar.
A gestão democrática na escola não é feita pela diretora ou o diretor, nem tão pouco pelaequipe diretiva, ela exige a participação dos professore e professoras, assim como de todos os trabalhadroes e trabalhadoras em educação que que estão na unidade escolar. Porém não podemos esquecer dos jovens e das crianças que estudam nesse espaço, eles também tem opiniões e devem ser escutas e respeitadas. Além de todos esses agentes, existe do lado de fora do portão uma comunidade efervecente que muitas vezes não tem idéia desse processo e que também tem direito de participar, afinal de contas a democracia exige as palavras todos e todas, se não não é democrático.
Outras questões a abordar: Alunos pequenos tem opinião ou tem a opinião do educador ou educadora? Sendo a segunda hipótese, como construir um processodemocrático com as pessoas, não só alunos pequenos ou grandes, ou a própria comunidade, sem ser manipulador? Ensinar a participar e dar a opinião sem influenciar direta ou indiretamente no pensamento do outro ator social.
A questão é: Eu como cidadão cresci na ditadura, onde tudo era proibido, vivi a efervescencia dos anos 80 onde lutávamos por tudo, depomos um presidente e elegemos um operário. A democracia é parte de meu ideário, mas não é parte deminha base educacional. Os conflitos sobre o que é necessário fazer e o que fazemos é constante, principalmente quando não temos a resposta imediata ao problema dentro da comunidade... Então nos reportamos aquilo que nos foi ensinado. E o que nos foi ensinado era ditadura, distante do ideal democrático e muito mais distante da gestão democrática.
O que fazer? A luta é constante com os conceitos e pré conceitos com aparticipação política e principalmente com os processos e resultados, os quais nem sempre estão prontos, eles estão sempre sendo construidos, pois a democracia exige a participação de todos, mesmo daquele que nunca fala, ou daquele que nunca aparece, ou daquele que nunca faz o que tem para fazer. A democracia faz com que esta pessoa sempre tenha um nova oportunidade, pois afinal de contas ela não prega a exclusão, ela é por si só inclusiva, ela quer um outro mundo onde toods e todas tenham vez e voto, e assim podemos também visualizar a gestão democrática: transparente e participativa.
Um comentário:
Marcelo, uma boa as tuas colocações sobre democracia, os pequenos muitas vezes, e sinceramente na maioria das escolas não tem vez de voz, a comunidade escolar de que tanto falamos também não têem direito de voz, e então atal democrcia que falamos se perde, não se faz, mas essa atitude tem que mudar.Beijos.
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