quinta-feira, 22 de novembro de 2007

LITERATURA


A contação de histórias é uma atividade bastante difícil. Acredito que deveríamos explorar mais essa área, não só pel contação, mas também pela ação a frente de nossas turmas de alunos. Sempre tive comigo um conceito sobre o poder que temos a frente de nosssas crianças. Somos professores, mas também somos aquele em quem confiam, aquele que segredam coisas, o porto seguro em diversas situações e muitas vezes aquele que sabem tudo, inclusive sobrepondo opiniões familiares. E isso deve-se muito a relação que estabelecemos com nossos alunos. Uma relação que passa pelo afetivo, e retornamos ao intuitivo. Pergunto. Como sei quando um aluno não está bem ou está, e quando sei que a forma como estou orientando a aula é um processo de construção ou de informação. É um dom? É uma construção? É uma prática?, É um treino. E a contação nesse deiscurso todo, onde entra. Ou eu sei contar, ou eu não sei. Essa premissa não´pode ser verdade. A verdade é que possuimos uma diversidade e nessa diferenças é que estão as possibilidades de aprendizagem, primeiramente nosso, e depois dos alunos, mas para isso é preciso está pronto para se expor, fazer, acertar e errar. É preciso compartilhar as formas do fazer, como na aula de ontem. Cada grupo com sua estratégia, com suas produções, seu roteiro e seus medos, que transformam-se em jeitos e jeitos de fazer a contação.
Mamãe trouxe um lobo para casa - Rosa Amanda Strausz

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Olá Marcelo, percebi que colocaste duas reflexões significativas sobre a contação de histórias e sobre o teatro onde explicitaste tuas dúvidas, certezas e descobertas, bem como, tua percepção de aprendizagem frente aos olhares e expressões diversas de teus alunos. Porém, poderias desenvolver mais sobre tuas construções feitas com eles, descrevendo o inicio, meio e fim destas atividades, com os respectivos resultados desta aplicação e se possível, traga evidências destas aprendizagens realizadas, através de fotos, trabalhos feitos pelos alunos ou vídeos (vc pode filmar tb!!!!). Outra coisa que poderias fazer é relacionar estas atividades com mais de uma interdisciplina, como por exemplo: teatro e musica artes e ludicidade... Assim enriquecerá mais teu portfólio, fazendo um trabalho diferenciado e ao mesmo tempo com um resultado positivo, possibilitando o crescimento de todos. E qualquer pessoa que leia, poderá entender e não somente aqueles que participaram contigo desse momento.
Volto a lembrar-te que este espaço é de grande importância para a constituição do trabalho final do semestre, e que teus relatos freqüentes te auxiliarão e facilitarão na organização do mesmo.
Traga tuas evidências e divida tuas experiências conosco!
Qualquer dúvida entre em contato. Um abração pra ti. Gi-Tutora Pólo SL